Dicas de Língua Portuguesa

Dica (13 de outubro): clichês

Na produção de seu texto, fuja, o quanto possível, de clichês. Expressões pré-fabricadas são úteis em determinados contextos, mas, na redação, melhor evitar formas do tipo ‘joia da coroa’, ‘voz roucas das ruas’ etc.

 

Dica (9 de outubro): Sentenças lógicas

Um texto será mais conceituado se respeitar o princípio das sentenças lógicas, como diz Pinker (1954): um texto coerente é tal que o leitor sempre sabe que relação de harmonia existe entre uma sentença e a seguinte. Ou seja, um período leva ao outro. Um parágrafo provoca, cria teaser e abre uma deixa para o que vem no seguinte.

 

Dica de hoje, 8 outubro

Expressões como cowboy, trailer e nylon, dentre tantas outras, já podem ser escritas na forma que se lê.  Estão aportuguesadas. Assim:  caubói, trêiler e náilon.

 

Dica de hoje,  2 de outubro – Sobre escrever bem

George Orwell diz que o bom escritor, antes de começar a escrever, faz-se, pelo menos, quatro perguntas: O que estou tentando dizer?, Que palavras expressarão melhor isso?, Posso dizer isso de maneira mais curta?, Eu disse alguma coisa de uma feiura evitável?

 

Dica de hoje, 1º de outubro/2019 – concordância verbal

Com expressões do tipo ‘sem-teto’, ‘sem-terra’ e afins, o verbo que as acompanha fica sempre no plural, assim: Sem-teto fecharam a rodovia Anchieta em protesto por moradias.

 

Dica 1, 30 de setembro

Grafam-se somente com a inicial maiúscula as siglas compostas de quatro ou mais letras, quando formam um vocábulo (Caesb). As  formadas por três ou menos letras ou, de qualquer tamanho, que não formam vocábulos são grafadas com todas as letras em maiúsculo (DER e FGTS).

Deixe um comentário

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp