Dica 6 (13 de outubro): desenvolvimento do texto
Na dica 2, dissemos que no primeiro parágrafo, logo após o tópico frasal, serão apresentadas três ideias centrais que serão defendidas nos três próximos parágrafos. Claro, se seu texto for composto de cinco parágrafos (primeiro: tópica frasal e apresentação das ideias centrais; segundo, terceiro e quarto: defesa das ideias centrais, uma em cada parágrafo). No último – o fecho -, o autor retoma o primeiro parágrafo e as ideias centrais. E, claro, aponta um caminho, uma solução etc. para o tema discutido no texto. Nota 1000 para você.
A próxima dica é como fechar o texto com chave de ouro. Não deixe de acessar nossa página.
Dica 5: a vírgula – 9 de outubro
O uso da vírgula ainda é um desafio para quem escreve. A maioria das pessoas não domina esse assunto. Vamos a esta dica: regra geral é o uso de vírgula antes das conjunções adversativas, como em ‘Ganha muito dinheiro, porém sempre está endividado’. Descubra com a gente quando a vírgula é obrigatória antes da conjunção ‘e’. Até a próxima!
Dica 4: concisão e objetividade
Escrever de forma concisa significa duas coisas: (1) cortar palavras desnecessárias e orações indiretas, que são maiores que as formas diretas. Selecionar bem o que pretende escrever. Evite, assim, detalhes acessórios, sem que o texto deixe de trazer clareza, objetividade e poder analítico e interpretativo.
Construção do texto. Tudo começa no tópico frasal. É o primeiro período de cada um dos parágrafos do texto. Deve ser curto. E, no primeiro parágrafo, trazer o posicionamento do autor diante do tema: a favor, contra ou demonstrando que o tema ainda é controverso. Tudo isso de modo clássico. Até a próxima!